6 Dicas para comprar o carro usado perfeito

O mercado de carros usados está aquecido no país, inclusive por meio do consórcio. Entretanto, ao tomar a decisão de comprar um carro usado, o consumidor precisa ficar atento a uma série de itens para evitar que a realização de um sonho se transforme em uma dor de cabeça. Mesmo tomando todos os cuidados necessários, a compra de carros usados envolve alguns cuidados, principalmente quando o consumidor é leigo no assunto.

1- Pesquise preços A possibilidade de adquirir modelos mais completos a preços mais em conta, é um dos atrativos do mercado de carros usados. Nesse sentido, o motorista pode ter como referência a tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos, que mostra os preços médios de veículos no mercado nacional e serve como parâmetro para negociações ou avaliações. A busca pelo melhor preço pode incluir ainda cidades próximas à sua, em concessionárias, lojas multimarcas e também entre pessoas físicas – nesse caso não é possível contar com garantias, geralmente de 90 dias para motor e câmbio.

2- Faça um test–drive Essa dica é fundamental, tanto no mercado de carros novos quanto no de carros usados. Embora não seja possível detectar problemas mais graves para que a compra seja 100% segura, é assim que você ao menos avalia se vai se sentir confortável no modelo escolhido. Além disso, aproveite para verificar eventuais ruídos ou estalos e fique atento se o veículo está puxando a direção para um dos lados, o que pode representar problemas de suspensão, por exemplo.

3- Estado de conservação À primeira vista, a parte externa do veículo requer uma avaliação minuciosa por parte do comprador. Eventuais avarias, riscos e arranhões comprometem a pintura e podem ser utilizados como argumento para obtenção de melhores preços junto ao consumidor. Avalie os desgastes dos pneus, além do estepe, tendo em mente que esse é um item de custo elevado havendo necessidade, portanto também pode gerar descontos na negociação. Verifique se existem cicatrizes, diferenças nos tons da lataria, borrachas soltas, marcas de barro e também trincas nos vidros do automóvel.

4- Documentação Checar a documentação do veículo é procedimento que contribui para a avaliação de custos – se o pagamento de licenciamento e IPVA estiver atrasado, procure negociar desconto – mas também ajuda a conferir a procedência dos veículos. No caso das concessionárias, elas já efetuam essa checagem, mas ao adquirir de uma pessoa física, confira se os números do chassi, dos vidros e da placa batem com os do documento. No site do Detran de seu Estado, você pode verificar se a placa é verdadeira e a existência de multas pendentes.

5- Leve a um bom mecânico Nem todo mundo possui o traquejo necessário para avaliar a situação dos itens do carro. Nesse caso, uma dica importante é levar o veículo a um mecânico de confiança. Tenha em mente que está adquirindo um carro usado, então é possível que ele enxergue alguns defeitos e avarias que passaram batido por você. O mecânico também terá um olhar mais aprofundado para avaliar se o carro já foi batido, se as peças são originais e se ele já sofreu de alagamento, por exemplo, o que comprometeria até mesmo a parte elétrica do carro.

6- Dica da ABAC: autofinancie seu carro usado com consórcio É possível adquirir carro usado por meio do consórcio. A modalidade conta com uma gama de planos que te possibilitam escolher a carta de crédito ideal para o carro desejado e em um prazo que atenda à sua capacidade financeira.

FONTE: Abac



Simulador de Crédito

Nome:
E-mail:
Telefone:
Cidade:
Simular por:
Valor:

Carregando Planos...

Vantagens do consórcio, Autocrata Soluçoes Financeiras
Vantagens do consórcio, Autocrata Soluçoes Financeiras
Vantagens do consórcio, Autocrata Soluçoes Financeiras


CONTEÚDO INFORMATIVO

Utilizamos tecnologias para personalizar e aprimorar sua experiência em nosso site. Veja nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias.